Participação Especial da Chumbada Ecológica

Banner evento

PRESERVE O MEIO AMBIENTE.

     Não jogue chumbo na água... Use Chumbada Ecológica!

chumbada ecológica

Empresa Nacional lança a

Chumbada Ecológica no Brasil

 Produzida pela TECNICER - TECNOLOGIA CERÂMICA, uma empresa 100% brasileira, a Chumbada Ecológica chegou para reverter o processo de “autocontaminação” que inconscientemente, nós pescadores estamos expostos, como o envenenamento pelo chumbo, um metal pesado extremamente perigoso, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos peixes e seres humanos.

O objetivo da TECNICER com o lançamento da Chumbada Ecológica fabricada com materiais cerâmicos é justamente reverter esse quadro assustador de contaminação em nossos rios e lagos pelo chumbo, um metal pesado e perigosíssimo para o meio ambiente.

O material cerâmico é totalmente livre de chumbo, não metálico, não tóxico, e totalmente seguro para o ecossistema e seres humanos.


 

Chumbada Ecológica

 Tecnologia em favor da Natureza!

 

A pescaria se tornou mania entre os brasileiros, uma verdadeira paixão nacional, mas que silenciosamente traz sérios riscos para o meio ambiente e para a saúde humana: 

Estima-se que anualmente cerca de 40 toneladas de chumbo poluam as águas da região do Pantanal por causa da perda de chumbadas que são presas a linhas e redes de pesca facilitando o arremesso. 

No ambiente aquático, o chumbo perdido pelos pescadores acaba contaminando as plantas e em seguida os peixes que delas se alimentam.

Finalmente o chumbo se acumula no organismo das pessoas que consomem a carne dos peixes, podendo com o tempo, causar problemas neurológicos e cardíacos.

O Brasil ainda não proibiu o uso desse metal em materiais de pesca, como ocorre em outros países, mas a situação começa a mudar, graças ao desenvolvimento das chumbadas ecológicas, feita de material cerâmico, cujos componentes como sílica, argila e óxido de ferro não são ecologicamente agressivos.

Não há diferenças químicas significativas entre os materiais que integram a chumbada ecológica e os existentes no fundo de rios e lagos, sendo que a novidade criada tem a propriedade de no ambiente aquático, deteriorar-se depois de um ano e meio mergulhado na água. Assim, seus elementos básicos se integram ao leito do rio sem provocar contaminações e desequilíbrios.

 

Processo de degradação da chumbada ecológica

 

Porque devemos usar a Chumbada Ecológica?

 

PROBLEMAS DE CONTAMINAÇÃO PELO CHUMBO NO PANTANAL MATO-GROSSENSE

Se tivermos uma média de 80.000 pescadores por temporada e cada pescador “perder” em média 500 gramas de “chumbada de chumbo”, teremos 40 toneladas anualmente, que multiplicado por 20 anos ocasionará um total de 800 toneladas de chumbo no fundo do Pantanal.

PROBLEMAS COM A CONTAMINAÇÃO ATRAVÉS DO CHUMBO NOS LAGOS DE PESQUE-PAGUE

Com o grande aumento dos pesqueiros na maioria das grandes e médias cidades do Brasil, a quantidade de chumbadas de chumbo perdidas aumentou muito, pois se levarmos em conta que cada pesque e pague recebe 400 pescadores por mês, que perdem suas chumbadas em uma área restrita e com pouca profundidade, chegaremos a 4.800 pescadores anualmente, que provavelmente perderão em média de 200 a 300 gramas de chumbo cada, significando o absurdo de “quase uma tonelada de chumbo” por ano no fundo dos lagos de cada pesque e pague. Agora mais assustador ainda é que se tivermos nos pesque e pague do país 3.000 lagos, atingiremos 3.000 toneladas por ano de chumbo, contaminando a água e os peixes que estamos ingerindo.

 

Não jogue chumbo nos rios, use sempre a Chumbada Ecológica!

chumbo ecologico

 

CHUMBADA ECOLÓGICA

 

Vantagens e Benefícios

 

É um produto ecologicamente correto, que não agride o meio ambiente, pois é fabricada com os mesmos materiais do fundo dos rios e lagos, como argila, areia e pó de pedra, não contendo chumbo em sua composição.

 

Na maioria dos países desenvolvidos, ouso do chumbo na pesca já é proibido, sendo que no Brasil já existe uma grande movimentação no sentido de aprovar leis que proíbam o chumbo na pesca.

 

Devido à diferença da densidade em relação ao chumbo, é preciso usar um tamanho maior para obter-se o mesmo peso, porém, por ser maior, a Chumbada Ecológica enrosca menos que as feitas de chumbo.

 

O preço do chumbo tem subido muito nos últimos anos e o Brasil não é autossuficiente, enquanto isso, a Chumbada Ecológica é comercializada por preços abaixo das tradicionais.

 

Após perdidas nas pescarias, as Chumbadas Ecológicas se dissolvem rapidamente em relação ao chumbo, voltando a ser o mesmo material do fundo dos rios. Veja abaixo o processo de reintegração da Chumbada Ecológica ao solo:

 

PRESERVE O MEIO AMBIENTE.

Não jogue chumbo na água... Use Chumbada Ecológica!